PARA MELHOR SEGURANÇA, ESTAMOS MODERANDO TODOS OS QUE VISITAM NOSSO FORO ...MUITO EM BREVE , SOMENTE OS USUÁRIOS CADASTRADOS PODERAO VE-LO.
É IMPORTANTE QUE VOCE FAÇA SEU REGISTRO COM SEUS DADOS PESSOAIS TAIS COMO IDADE,CIDADE,SEXO,ETC.
FAÇA LOGIN E SEJA BEM VINDO.
OBRIGADO

InícioInício  PortalPortal  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
bigespectro
Admin
Admin

Pontos : 1431

MensagemAssunto: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   2nd Maio 2013, 01:22

No começo imaginava que fazer um trike e um motor de dt180 seria coisa simples e barata.
Ledo engano, a coisa complicou, e ai vai a `estória` toda para que fique registrado.
Bom, fiz o trike que vcs podem ver no outro tópico, e ai veio a hora de se comprar um motor de dt180 e coloca-lo no trike e voar.............simples não?
Comprei acreditando no vendedor que aquele motor tinha sido revisado e que ele usava para fazer trilha com sua moto.
Cara distinto, acreditei e mi fu...... o motor num valia nada.

Prontinho para voar, comprei umas polias de um suposto amigo de Sorocaba e que também não serviram pra nada, mas enfim.
Um amigo fechou o motor depois de revisa-lo, mas ainda não me preocupava em saber como funciona um motor desses num trike.
Vamos para outra mensagem.

Última edição por bigespectro em 2nd Maio 2013, 11:41, editado 2 vez(es)
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   2nd Maio 2013, 01:28

Um amigo aqui de Sorocaba, com a maior boa vontade, deixou o danado prontinho para voar....!!!!....até ai estava estudando as modificações que ele deveria sofrer, mas até o momento eu tinha apenas um motor na minha frente.
Comecei checar aquelas importantes modificações e estudar dcada uma delas com a maior atenção e com a ajuda de um amigo expert no assunto.

A ORDEM QUE RECEBI DELE:

DESMONTE ESSA MERDA AI QUE NEM CARRINHO DE BEBE ELE VAI TOCAR....!!!!! affraid

Putalavida, tive que concordar com ele após uma breve conversa que tive com o Betão, outro expert em trikes e minhas dúvidas ficaram mais fortes qdo conversei com um renomado nome no mundo dos trikes, O NELSON PORTUGA.
Este último teve comigo uma extrema atenção e colocou algumas coisas que ai sim firmou minha intenção em desmontar o dito cujo. Shocked
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   2nd Maio 2013, 01:43

Bom, desmontei aquela merda e ferrou tudo.
Vejam só o que encontrei naquela bosta: (agora mais por dentro do assunto após longas pesquisas)

1-Carburador condenado
2-Cabeçote com taxa de compressão totalmente fora de medida
3-Camisa condenada uma vez que estava encamisada e nem se podia adaptar um pistão da Agrale 30.0 que com certeza melhoraria muito o tar motor.............!!! Evil or Very Mad
4-Pistão condenado, errado e todo riscado ...
5-Anéis com folga na camisa de mais de 1mm......
6-Biela condenada e com tremenda folga nos pinos...
7-Rolamentos de esfera do virabrequim, ( 2)_além de estarem fora do padrão de c4, estavam todos condenados e travando o giro..........foram para o lixo. Twisted Evil
8-Rolamento da biela no virabrequim e no pino do pistão, fundidos...
9-Pino do virabrequim do lado do magneto, comido e com certesa destruiam os retentores ainda que novos................
10-Retentores novos mas amassados, com certesa iriam pular fora no primeiro minuto se essa merda funcionasse................
11-Magnetos com todos os imãs destruidos, em pedaços, uma verdadeira merda............. Embarassed
12-Alguns parafusos do bloco espanados.......
13-Os assentos das palhetas ` comidos` e que não vedavam nem peido de véia.......................
14-A carcaça, o bloco do motor eram duas partes diferentes, o cabra pegou uma parte de um motor e outra de outro........(dá pra acreditar nisso?)

RESUMINDO:

O MOTOR INTEIRO NÃO SERVIA PRA NADA, NEM O FERRO VELHO COMPRARIOA UMA PORRA DAQUELA.

MAIS UMA VEZ FUI ENGANADO, MAS, FOI BOM, ME APROFUNDEI NOS ESTUDOS E HOJE FDP NENHUM ME ENGANA MAIS.
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   2nd Maio 2013, 02:06

TRANSFORMAÇÕES: cheers

Bom, primeiro vamos aos estudos e os cálculos para tentar resolver o problema.

Foram noites e dias de estudo e cálculos tais como curso do pistão 54 , Diametro 66, atuação do Pi mais divisão por 4000, soma aqui , divide ali, descobre-se o valor do aumento da taxa por milimetro de rebaixe na camisa e no cabeçote, divisão e multiplicação com fórmulas especiais para se chegar a cilindrada correta, etc e tal

FORMULAS E MAIS FÓRMULAS, CONTAS E MAIS CONTAS.....(CÁLCULOS E NÃO CONTAS A PAGAR EHEHEH)

PESQUISAS NA INTERNET

COMEÇAVA UMA BATALHA ATÉ ENTÃO DESCONHECIDA.

Última edição por bigespectro em 2nd Maio 2013, 03:58, editado 2 vez(es)
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   2nd Maio 2013, 02:57

Dessa forma, mãos a massa, comecei pelo verabrequim.
Troquei a biela e todos os rolamentos, dois de esfera c4 e dois da biela e tal,.
Mandei na prensa e beleza, tapei os furos nos mancais do vira usando rolhas e colas de juntas da 3M..................(outras não funcionam)
Ao tapar esses furos, aumenta a pressão no combustível que entra ali forçando a entrada na cabeça do pistão.

FECHEI O DITO CUJO.

Comecei ai a aumentar a entrada das janelas do pistão para que ficassem alinhadas com as janelas de passagem do combustível após o carburador.
Esse ajuste serve para aumentar a entrada do combustível e deixar alinhadas sem obstáculos no trajeto do carbura até o `carter` propriamente dito.
De uma delas 2mm na esquerda e na outra 1,5mm e estavam alinhadas e boaaaaaaaaaaaaaaa.

Fiz os cáculos necessários do volume d saída do carburador e o volume de entrada do pistão, deverião ser identicas.
E assim ficou ` acabadinhas` e perfeitas dentro dos cálculos feitos.

Não basta apenas abrir as janelas, elas devem ficar de tal maneira para não acarretar falta de combustível, dai o ` casamento` do volume de entrada com a do carburador.
O carburador que acompanhou o dito motor é da dt200, ou seja uma abertura de 26mm qdo na verdade deveria ser 25 original da dt180.
As janelas de admissão do bloco não combinavam com as janelas do pistão, logo deveria ser ajustadas e foram, eliminando os obstáculos.
UFAAAAAA

AS FÓTOS NÃO FICARAM BOAS, MAS......................

Ficou bem justo e logo, comecei averiguar e observar as medidas do pistão, 66 mm, suas janelas etc...

bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   2nd Maio 2013, 03:20

Tinha que recalcular o volume na camera de explosão e meti óleo lubrificante pra saber a quantidade, e.........surpreza, 22cc o que não achei legal.
Bom, de novo aos cálculos sem esquecer a curvatura da cabeça do pistão, logo cheguei a conclusão;
Desgaste na camisa de 1,5 mm e de 1 mm no cabeçote lembrando que cada milimetro gasto equivale a 3,7 na taxa.

Tome oleo heheeh, tome a retira-lo.... Rolling Eyes

Pelos meus cálculos, a taxa original deveria ser mais ou menos 6,6 ou 6,2, e minha intenção era aumeta-la em 30%, mas, se ficasse próximo a 8, ou então 7,8 estaria de bom tamanho, sempre lembrando qual combustível usar e sua octagenagem............vixi (nem sei como escreve essa bagaça hahaahah)

25 a 30% de aumento já estaria de bom tamanho.

Nos enunciados na internet, existe a explicação de se fazer um furo no pistão entre as duas janelas para lubrificar o pino da biela oque optei por não faze-lo já que iria diminuir a pressão do combustível no `carter`, além do que, entrando mais combustível através do aumento das janelas do pistão e com os furos tapados do verabrequim, consequentemente a lubrificação interna também fora aumentada pela própria adaptação, logo, achei melhor não fura-lo. Sleep
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   2nd Maio 2013, 03:36

A saída do escape no bloco, também foi aumentada em 4mm, deixando sem nenhuma rebarba e sem obstáculos para uma saída melhor.

Assopra daqui e assopra dali, enfim................... Crying or Very sad

Cuidados são necessários para que fique bem lisinha essa saída, qto menos obstáculos houverem, melhor a saída dos gazes
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   2nd Maio 2013, 03:45

As janelas no bloco de admissão, também foram gastas para que ficassem alinhadas com as janelas do pistão, repito, qto mais alinhadas ficarem melhor para a passagem do combustível.
Deve-se tomar muito cuidado para que a parede divisória das janelas no bloco, não seja retiradas, mas devem serafinadas em 1 a 2 mm.
Recomenda-se fazer dois furos laterais na camisa para entrar mais combustível, logo repito, isso diminuiria a pressão dentro do ` carter`, assim, optei por não fazer.

Observe que essa parede dentro do bloco que divide as duas janelas, deve ser afinada com o cuidado de não deixar rebarbas para que não se torne um obstáculo.
A quina dela pode ficar como uma faca mas o corpo deve permanecer separando uma janela da outra e ALINHADA com as janelas do pstão.
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   2nd Maio 2013, 03:52

IMPORTANTE LEMBRAR que não adianta fazer mais furos de entrada tanto na camisa qto no pistão, se o carburador não corresponder a esse volume.
Cito como exemplo, se o carburador joga 600mm3, as janelas devem ter essa mesma capacidade de entrada, senão ou vai faltar ou vai sobrar, ai o casamento não estará realizado, logo, seu motor não irá trabalhar como deveria.

AS FÓRMULAS E TODOS OS CÁLCULOS REALIZADOS PARA ESSA ADAPTAÇÃO, SERÃO POSTADOS NO FINAL DESSA MATÉRIA, É SÓ AGUARDAR.
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   2nd Maio 2013, 10:32

10% da transformação esta aqui, ainda falta muita coisa eheh que até muitos dinossauros experts talvez desconheçam.
Irei postando assim que o tempo me ajudar, inclusive as polias redutoras e a fixação da hélice também devidamente calculada para o giro exigido.
Boasssssssssssssssssssssssss...................... alien

(Ah, por questoes de comodidade e outras mais , estarei migrando para os paramotores mas, este mesmo motor pode ser usado neles, logo as transformações serão levadas a cabo.
Solicito que quaisquer dúvidas dos amigos, por favor perguntem no privado que responderei com o maior prazer, e Evil or Very MadSEM ESCONDER O PULO DO GATO Twisted Evil como muitos egoístas idiotas fazem).
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   2nd Maio 2013, 12:51

Olhando o pistão pela saia, nota-se que as laterais dessa saia forma uma parede de uns 4 a 5 mm de espessura, e cada pistão tem uma medida que pode ser diferente,
Bom, essa parede forma um arrasto dentro do `carter` e deve ser ` quebrada` a quina, deve-se gastar nesse local até deixa-la com 0.50mm que ajudaria na volta dele após a exposão na camera.
Difícil de explicar mas fácil de entender, basta AFINAR a parede da saia e boa, estamos conversados.

A parede que deve ser ` afinada` é essa da fóto, mas lógico pela parte de dentro e uns 10mm quebrando a quina como já disse.
É isso............. Laughing
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   2nd Maio 2013, 14:04

Nas válvulas de entrada e saída, ou seja, as palhetas que acompanharam minha obra de arte, aquele motor bichado, qdo testadas, apresentaram vasamento em tres das quatro paletas de aço.
Bom, desmontei e tive que substituir a peça toda só me restando as palhetas que estavam novas.
Para testa-las, basta colocar óleo lubrificante na entrada e ver se ocorre vasamentos, se isso acontecer esta na hora de trocar essa peça pq jamais o motor será afinado 100%.

Ai esta a artista da novela.

Os encostos das palhetas, essa parte fixa, devem estar rigidamente alinhadas e com boa abertura para que as palhetas fiquem livres.

ESSA PEÇA TEM QUE SER TROCADA POIS APRESENTARAM POROSIDADE E NÃO VEDAVAM MAIS NADA..................................ESSAS PALHETAS EM MAL FUNCIONAMENTO ACARRETAM NA MÁ MARCHA LENTA PRA NÃO DIZER SEM MARCHA LENTA.

Essas são as valvulas do coração do motor, igual ao coração humano, se não estiverem perfeitas, o ` corpo ` todo não funciona.
É importante ajusta-las.
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   3rd Maio 2013, 02:04

MOMENTO INFORMATIVO Embarassed

Gostaria de deixar relatado alguma coisa que talvez esteja incomodando algumas pessoas. Rolling Eyes
Primeiro , não é correto afirmar que para se fazer um motor de paramotor ou trike como quiserem, a pessoa tem que ser piloto de trike ou correspondente ao que esta fazendo.
Todos sabem que sou novato em matéria de trikes mas com certeza sou antigo em mecanica, retifica de motores, ajustes, soldador, etc, logo, posso discutir pequenas coisas com respeito a eles.
Não é verdade que os mecanicos de formula um ou similar, tenham que ser obrigatóriamente pilotos. Evil or Very Mad
Conheço alguns que nem carteira de habilitação possuem e são excelentes mecanicos.
Posso não ser um piloto de aviões, mas posso ser um ótimo mecanico de aviões,.......................ou estou errado? Crying or Very sad
Assim, o projeto que estamos envolvidos, com certeza vai funcionar e claro, os ajustes finais serão realizados `no campo` como qualquer outro projeto.
Sou aeromodelista, paraquedista, terminando o cuso de parapente e apaixonado por foguetes experimentais e futurio piloto de trike em migração para os paramotores.
É isso que gostaria de deixar relatado.
Grato Basketball
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   3rd Maio 2013, 02:16

E os trabalhos continuam:

bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   3rd Maio 2013, 02:20

Qto as válvulas acima mencionadas, na minha cidade não encontrei delas parcial, somente completas.
O valor é um absurdo mas serão necessária.
Entre juntas e reparos do carburador foram 259 pilas e mesmo assim no paralelo já que originais não existem nem para remédo aqui nesta região.
Poderia deixar as velhas mas ai eu não seria justo com o próprio motor já que troquei TODAS as peças e não seria correto ignorar essa etápa.
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   3rd Maio 2013, 02:29

Deixei o bloco de lado hoje e fui me distrair com o escapamento.
As fótos acima falam por mim, apenas relembrando que o escape é da DT200.
É bom esclarecer que nenhuma modificação esta sendo feita no motor original, todas as peças são da DT180, não estamos fazendo nenhuma adaptação, o motor é original e boaaaaaaa, sem essa de colocar peças de outras motos nesse motor, não ha necessidade disso, apenas alguma são ajustadas para renderem maior ganho e boaaaaaaaaaa.

Não houve nenhuma modificação no escapamento, apenas estou moldando-o em volta do motor. drunken
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   3rd Maio 2013, 16:22

Minha ideia é deixar o Trike como esse daqui óooooooooooooo: affraid

É dificil mas não impossível eheheh. bounce
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   4th Maio 2013, 13:59

Pois é, as coisas vão acontecendo e a gente vai gastando e gastando e qdo chegar no final, se funcionar direitinho ainda vai, o pior é vc gastar mais de 2 mil pilas e o danado não funcionar do jeito esperado. Sad
Para diminuir os riscos, encomendei TODA a parte elétrica lá de Curitiba, e as peças devem chegar segunda ou terça , comprei também, novo carburador, filtro de ar especial, velas, a piramide das palhetas com as respectivas palhetas, magnéto,bandeja das bobinas e com elas, rabixo e cachimbo da vela especial......................etc e tar...............................Se não bombar eheheh, vai tudo pro lixo , ai, compro uma bike usada e boaaaaaaaaaaa. clown
No momento estamos trabalhando o escape. Sleep
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   6th Maio 2013, 00:11

POIS É
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180   

PREPARAÇÃO DO MOTOR DA DT 180
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Brasil] Embraer Defesa e Segurança define motor para o jato KC-390
» Pouso forçado sem motor.
» Outerra - Motor de Simulação
» Arduino + Servo Motor + Autothrottle= Primeiros testes.
» [Internacional] Engenheiro sugado por motor de avião

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: AERMODELISMO :: EXOTIC...Foamies (Scratchbuilt)-
Ir para: