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 Duplo Delta

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yensid
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MensagemAssunto: Duplo Delta   18th Fevereiro 2012, 11:25

O aeromodelo pronto:

Vou postar aqui algumas fotos deste aeromodelo que aprontei nesta semana. A planta existe na NET. APenas fiz algumas modificações que posteriormente vou mostrar aqui, quando colocar o passo-a-passo da construção.
Pretendo colocá-lo para voar hoje à tarde, se o tempo ajudar, e filmar para disponibilizar para a galera.











Espero que voe, por um bom tempo... e que pouse inteiro!
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bigespectro
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MensagemAssunto: Re: Duplo Delta   18th Fevereiro 2012, 20:00

Vixiiiiiiiiiiii tiu, esse pretendo fazer.
Vamus esperar mais informações hehehe.
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bigespectro
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MensagemAssunto: Re: Duplo Delta   18th Fevereiro 2012, 20:01

POR FAVOR REDIMENSIONE SUAS FOTOS IGUAL A PRIMEIRA SENAO FOGE DO NOSSO SISTEMA, OK?
VALEUWSSSSSSSSSSSSSSSS
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jose.bissaco
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MensagemAssunto: Re: Duplo Delta   19th Fevereiro 2012, 01:00

Que legal!!!
Conseguiu voar a tarde?
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MensagemAssunto: Re: Duplo Delta   19th Fevereiro 2012, 05:35

O primeiro vôo:

Voltando ao Duplo Delta, estou postando o vídeo do primeiro vôo do aeromodelo construído por mim. Gostei do vôo, da estabilidade do aeromodelo, apesar de precisar de ajustes no CG (que achei adiantado) e na asa superior.



O primeiro pouso foi meio desastrado pois acreditava que a asa superior havia soltado, frente a grande deformação que observei. Mas foi só recolocar o trem de pouso no lugar e partir para o segundo vôo.

Vou precisar reforçar a asa superior. Estou pensando em colocar varetas de fibra de vidro próximo do bordo de ataque. Se só isso não resolver, utilizo estais dessas varetas para a parte inferior da fuselagem. Vamos improvisar.

Se fosse construir outro agora, não faria com apenas uma peça de depron de 5mm. Utilizaria duas folhas e o perfil KFm-2, reforçado com fibra de vidro. Acredito que assim ficaria melhor.

A asa inferior não sofre tanda deformação em vôo. Pelo menos visível! Acredito que seja devido a disposição do seu delta.

Abraços:
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Para quem quiser assistir em HD:

http://www.youtube.com/watch?v=WtDlkmkjVG8

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MensagemAssunto: Re: Duplo Delta   20th Fevereiro 2012, 06:50

Qual o tamanho ideal das imagens?

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MensagemAssunto: Re: Duplo Delta   20th Fevereiro 2012, 19:40

640 x 480, mais ou menos isso, depende do programa q vc esta usando, mas nao pode fugir disso ai, ok?
Valeuwssssssssssssssss

Ah, vc pode postar o link da planta e do passo-a-passo se é que existe??
O modelo é muito bonito, alias, tao bonito qto ao outro eheheh, ainda, na verdade, aguardamos maiores detalhes dos DOIS modelos ehheeh.........sculpai.... Shocked
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MensagemAssunto: Re: Duplo Delta   21st Fevereiro 2012, 00:44

Ai segue um bom link que pode ser um modelo semelhante a esse acima ou igual.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=559186
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yensid
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MensagemAssunto: Re: Duplo Delta   21st Fevereiro 2012, 06:46

bigespectro escreveu:
Ai segue um bom link que pode ser um modelo semelhante a esse acima ou igual.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=559186

É o mesmo modelo. A planta eu consegui no site deste aeromodelista. A única ressalva é que o aeromodelo dele tem apenas 50cm de envergadura e o meu 98cm. O dele é lançado com as mãos e o meu tem trem de pouso. Ademais, a construção é a mesma.
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MensagemAssunto: Re: Duplo Delta   21st Fevereiro 2012, 06:54

Nesse link tem duas plantas com medidas diferentes pra quem quiser.

http://www.rcplans.nl/catalog/index.php?cPath=28&osCsid=b228cb07bed2644156dc0d17962f1d46


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MensagemAssunto: Re: Duplo Delta   21st Fevereiro 2012, 07:24

O começo da construção:

Comecei a construir este aeromodelo pelo canopy. Ele é formado por 4 peças cortadas em depron e coladas, conforme pode ser visto na foto abaixo.



Uso cola quente. Os puristas, os planadoristas, vão falar que fica muito pesado. Realmente fica mais pesado que usar CA ou epóxi. O problema é o tempo e o baixo valor da cola. Com a cola quente, a montagem ocorre muito mais rápida.
Sempre gosto de fazer uma espécie de "cordão de solda" com a cola quente, após unir as peças. Isto me dá uma maior área de colagem, garantindo a aderência das peças.



Aqui o canopy está quase pronto...





E aqui a colagem finalizada das peças, faltando lixar e pintar.



Hoje, não confeccionaria mais assim este canopy. Pelo tamanho do aero e forma, acredito que ficaria melhor simplesmente uma forma de ovo de páscoa colada no lugar. Seria transparente, com uma aerodinâmica melhor e muito mais leve!

Vale salientar que as peças foram pintadas antes da montagem, com exceção do canopy.

Passei então a montagem da fuselagem. Na planta existe apenas 1 caverna e a parede de fogo. Resolvi testar um material plástico que pretendo utilizar futuramente em outros projetos. Achei fácil de trabalhar e é muito mais resistente que o depron. Também é mais pesado! Seu peso é 3 vezes maior que o depron. Ou seja, para aeromodelos pequenos talvez fique inviável mas acredito que acima de 1,40m de envergadura já seja possível utilizar este material. Mas isto é assunto para outro post, futuro!



Lembrar de utilizar esquadro para deixar a caverna exatamente na vertical. Numa foto mais de perto...



Dá para observar que utilizei uma longarina de fibra de vidro no centro da fuselagem. Posteriormente, comecei a colagem das laterais da fuselagem. Como o formato desta não era quadrada, resolvi colar inicialmente a parte da frente de ambas as laterais...



Colar então a parte da cauda do aeromodelo, de ambos os lados...



E só então colar a parte central das laterais. Assim consegui dar o formato definitivo da fuselagem.



As asas possuem fibra de vidro na parte superior e inferior, mas em locais diferentes,

Montei então a triquilha. Para tanto, utilizei dois braços de servos (não sei se acontece com vocês, mas aqui em casa é o que mais sobra!!!) para criar o mecanismo de apoio da triquilha.



Realizei um reforço com o mesmo material plástico pois achei que só o depron não daria sustentação suficiente. Poderia ter sido menor o tamanho desta peça, ganhando em peso.



O outro braço de servo pode ser visto na foto acima, por dentro da fuselagem, criando um apoio muito bom para o eixo da triquilha.



Optei por utilizar o mesmo eixo e ligá-lo ao braço do servo. Hoje, depois de pronto e vendo o movimento final, vejo que não foi uma boa idéia. Deveria ter criado o mecanismo padrão e teria um movimento melhor da triquilha. Mas da forma como se encontra, funciona e dá para manter o aeromodelo na pista, como pode ser visto nos vídeos.



Depois eu volto com a finalização deste projeto. Até a próxima!
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MensagemAssunto: Re: Duplo Delta   21st Fevereiro 2012, 13:56

Parabens, até o presente momento foi o melhor tutorial sobre esse modelo que encontrei.
O meu , começo amanha assim que abrir as lojas para comprar o depron.
Outra coisa, METO COLA QUENTE A `LA VONTE` , aviao que é aviao e bem feito tem que voar independente da cola que se usou.......(pra alegria dos idiotas que criticam.....ahahahah Twisted Evil )
Mais uma vez `congratulationes´ , e aguardamos o restante da montagem. Basketball
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MensagemAssunto: Re: Duplo Delta   21st Fevereiro 2012, 14:40

bigespectro escreveu:
Parabens, até o presente momento foi o melhor tutorial sobre esse modelo que encontrei.
O meu , começo amanha assim que abrir as lojas para comprar o depron.
Outra coisa, METO COLA QUENTE A `LA VONTE` , aviao que é aviao e bem feito tem que voar independente da cola que se usou.......(pra alegria dos idiotas que criticam.....ahahahah Twisted Evil )
Mais uma vez `congratulationes´ , e aguardamos o restante da montagem. Basketball

BIG, Só uma ressalva: se for fazer do tamanho do meu, faça os elevons de "compensado de balsa" de 1,5mm. Hoje durante o vôo, verifiquei que, dependendo da velocidade do aeromodelo, os controles não respondem adequadamente. Acredito que seja devido a flexibilidade do depron.

Se o aeromodelo sobreviver mais algum tempo vou procurar filmar as superfícies de comando mas, acho que deve ser flutter. Depron de 5mm é muito fino para manobrar um aeromodelo de 1,5Kg!!! Shocked Shocked Shocked Mas por enquanto está dando conta do recado, desde que eu manere na velocidade.

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MensagemAssunto: Re: Duplo Delta   22nd Fevereiro 2012, 05:23

Continuando... o trem de pouso principal

Montei então o trem de pouso principal. Para tanto, utilizei 2 raios de bicicleta para montar os dois eixos, que foram unidos na caverna central da fuselagem após serem devidamente dobrados. Fixei-os amarrando com nylon e depois usei cola quente para realizar uma "soldagem" final.





Esta montagem, até agora, tem se mostrado bem forte. No primeiro pouso, como pode ser visto, o trem de pouso principal dobrou-se totalmente mas, voltei-o para a posição principal ser grandes problemas.



Ontem, num terceiro vôo, esqueci de fixar adequadamente a bateria e o aeromodelo ficou incontrolável no ar, sofrendo um acidente. Terminou por chocar-se com uma árvore danificando as asas e o trem de pouso principal. Este, novamente, foi apenas reposicionado no lugar, sem grandes problemas.



Para fixar os pneus nos eixos, uso um material facilmente encontrado e muito barato. Por aqui, compro por R$ 1,50.



É um soquete de lâmpada, daquele mais baratos que existem. Mas tem que ser o que possui estas peças no seu interior...



E que elas sejam aparafusadas pela parte interna...



Só assim você tem como retirar estas peças metálicas e utilizá-las.





A parede de fogo

Realizei então a montagem da parede de fogo. Para tanto, novamente utilizei um pedaço do meu material plástico (alternativo), no intuito de fazer uma experiência e ver se ele é suficientemente forte para este propósito.





Esta peça foi colada no lugar com cola quente...



Tendo sido fixado o motor primeiramente e então, confeccionei 2 outras peças do mesmo material e, após colar pela parte externa da fuselagem, ancoreias com a parede de fogo utilizando parafusos de rosca soberba (ou rosca rápida).

A parede de fogo cumpriu seu papel com uma ressalva. A hélice tem que estar devidamente balanceada. Caso contrário a vibração do conjunto hélice motor é amplificado pelo material plástico, impossibilitando o vôo.

A montagem dos elevons:

Realizei então a confecção dos push-horns para serem colocados nos elevons. Como os servos ficariam fixados na fuselagem, resolvi montar um sistema semelhante ao utilizado nos ailerons, quando se usa apenas um servo.



Este foi fixado no local devido utilizando pedaços de fita filamentosa 3M...





E posteriormente fixei os elevons com a mesma fita filamentosa, por cima e por baixo da asa.





Reforcei o local onde foi fixado o push-horn no elevon, utilizando pedaços de cartão de crédito pela parte de cima da asa e por baixo. Conclui fixando com 2 parafusos de servos.



E na foto abaixo, vemos em detalhe como ficou o mecanismo e o posicionamento do servo do elevon.



Fiz então o compartimento para as baterias, após verificar que o posicionamento das mesmas deveria ser neste local da fuselagem. Para isso, realizo uma pré-montagem e vou posicionando a bateria por cima da fuselagem até encontrar seu ponto ideal.





E conclui fixando definitivamente a asa superior.



Criei então, utilizando o mesmo material plástico, as "colunas" de sustentação das asas.



Como elas não estavam previstas na planta original, realizei o desenho, recortei e só então defini o local e fiz os devidos encaixes nas duas asas. Mas ficou bom.

Abri então o compartimento da bateria.



Depois, colei pequenos pedaços de depron na parte interna para garantir que este pedaço ficasse devidamente posicionado no lugar, necessitando apenas de fita transparente para realizar a fixação para vôo. Poderia ter utilizado imãs de neodmio, mas não sofistiquei muito.

Criei duas aberturas na parte anterior e inferior da fuselagem para entradas de ar, no intuito de refrigerar o ESC e a bateria. Nessas aberturas, colei pequenos pedaços de embalagem de cola (reciclando material!), que ficaram perfeitas.



Na parte superior da fuselagem, posteriormente às baterias, fiz uma abertura para a saída de ar e assim permitir o adequado fluxo do mesmo neste compartimento.



E aqui o aspecto definitivo da tampa do compartimento de baterias.



Com isto, dei por concluída a montagem e parti para a pista, para o primeiro vôo, cujo o vídeo já foi postado.

Peso final em ordem de vôo = 1500g
Bateria para motor = LiPo de 3S 4000mAh
Bateria para receptor = NimH 4S de 1500mAh
ESC = 70A
Motor = Turnigy 3648 1450
Hélice = 7" x 5"

Para que desejar esta planta, no tamanho que contrui, seguem os link abaixo:

https://skydrive.live.com/?sc=photos&cid=ed29b80e0a3fe2f1#cid=ED29B80E0A3FE2F1&id=ED29B80E0A3FE2F1%21115&sc=documents

Um forte abraço!
Disney
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MensagemAssunto: Re: Duplo Delta   22nd Fevereiro 2012, 11:04

Mais um vídeo com novos vôos:

O aeromodelo sofreu um pequeno acidente e tive que recuperar a asa superior. Aproveitei para modificar e utilizar o perfil KFm2 na asa superior.



Abraços!
Disney
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