PARA MELHOR SEGURANÇA, ESTAMOS MODERANDO TODOS OS QUE VISITAM NOSSO FORO ...MUITO EM BREVE , SOMENTE OS USUÁRIOS CADASTRADOS PODERAO VE-LO.
É IMPORTANTE QUE VOCE FAÇA SEU REGISTRO COM SEUS DADOS PESSOAIS TAIS COMO IDADE,CIDADE,SEXO,ETC.
FAÇA LOGIN E SEJA BEM VINDO.
OBRIGADO

InícioInício  PortalPortal  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

IDEIAS MALUKAS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
bigespectro
Admin
Admin

Pontos : 1431

MensagemAssunto: IDEIAS MALUKAS   3rd Fevereiro 2012, 11:03

Já estou nesse projeto a algum tempo.
Trata-se do desenvolvimento de um dispositivo que consiga carregar as baterias enquanto o modelo esta voando. affraid
É claro, nao seria um carregamento permanente como diz o sub titulo, mas uma forma de aumentar a autonomia dos voos. Rolling Eyes
A principio foi discutido o uso de um micro dinamo, iguais aqueles de bicicletas que através de polias ou engrenagens, fosse acionado pelo motor principal e que geraria energia suficiente pra funcionar um micro carregador e manter a bateria com carga suficiente pra uma autonomia maior de voo.
Para muitos, pode parecer uma ideia louca, e é mesmo mas, pelas pesquisas que realizei, estamos bem próximos de se conseguir algum resultado positivo. Basketball
Vamos ver e as novidades postarei aqui.
Acho, nao tenho certeza , mas, me parece que este é o primeiro foro a discutir essa ideia, e que, num futuro bem próximo, teremos novidades positivas a respeito. cheers
Bye.........aguardem. confused

bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   3rd Fevereiro 2012, 11:11

Os puritanos e os que se dizem entendidos de outros foros, com certeza vao dizar que é besteira ahhaha, mas, digam isso sim, fiquem a vontade pra criticar, rir, fazer gozaçoes, mas façam citando a fonte hehehehe.............digam que partiu daqui, desse foro `cover` hahahahaha, nao importa................. Very Happy
É NOIS NA FITA ANTES DO CEIS EHEHEH:D Twisted Evil
jose.bissaco
Medalhas
Medalhas

Pontos : 341

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   3rd Fevereiro 2012, 12:05

Big poderia aproveitar a area das asas e colocar paineis solares, que junto com o gerador aumentaria a autonomia.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   3rd Fevereiro 2012, 12:13

jose.bissaco escreveu:
Big poderia aproveitar a area das asas e colocar paineis solares, que junto com o gerador aumentaria a autonomia.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

José, já foi pesquisado a respeito e me parece que o Condor, descobriu umas super celulas americanas, mas eu, particularmente ainda sou pelo doble motor no modelo.
Um motor sendo girado por reduçoes e que geraria energia para um carregador, essa é a ideia mais plausível que encontrei, basta agora os testes com varios motores , apresentarem um bom resultado.
Valeuws Xé.
jose.bissaco
Medalhas
Medalhas

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   3rd Fevereiro 2012, 12:30

Legal Big, se aumentar em 5 minutos de tempo de voo já vai ser uma vitória e já vai ser um primeiro passo, estarei acompanhado e torcendo para dar certo!!!
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   3rd Fevereiro 2012, 13:47

jose.bissaco escreveu:
Legal Big, se aumentar em 5 minutos de tempo de voo já vai ser uma vitória e já vai ser um primeiro passo, estarei acompanhado e torcendo para dar certo!!!

Isso, com um simples motor descartável da Emax já se consegue, Twisted Evil mas o objetivo nao é só miseros minutos mas sim horas eheh...................................a gente chega lá. cat
Mori
Medalhas
Medalhas

Pontos : 194

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   4th Fevereiro 2012, 07:53

Essa sua idéia de engrenagens que quando a hélice esteja girando gire um alternador achei muito interessante.
como tu disse não carregar a bateria mas sim aumentar o tempo de vou para mim funciona e é viável.
CONDOR
Medalhas
Medalhas

Pontos : 206

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   7th Fevereiro 2012, 00:30

Dando continuidade:

Creio que motores brushless possuem ímas de neodímio que são muito eficiente para produção de energia.
Em comparação a um motor brushed em peso e eficiencia o brushles leva vantagem em proporção gigantesca.
Os dínamos comuns ( de bicicleta são nada mais nada menos que motores brushed) pois se injetarmos uma tensão ou uma bateria nos terminais do dínamo ele se comportará como um motor comum mas como é acoplado na roda da bicicleta ele vira um fornecedor de energia.
Tenho feito exelentes dínamos com motores de limpador de para brisas de fusca, brasília e outros e obtive bons resultados quando retificados e com um regulador de tensão.
Mas são um outro caso, só citei para se iniciar alguma idéia a respeito de dínamo.
Por isso os motores brushles na minha opinião dão exelentes dínamos com menos peso, menos tamanho e maior eficiencia.
Essa seria minha idéia em relação ao experimento iniciado pelo Big.
Pena não possuir um desses motores queimados para testes, mas acho que não faltará oportunidade hehehehe (tomara que nenhum motor meu queime)

Vamos á idéia:

Para um motor 2822 temos 12 polos no núcleo a ser enrolado:
Normalmente para uma tensão maior teríamos que enrolar o maximo de voltas de fio 27 ou 28 e fechamento em serie ( ESQUEÇAM ENROLAMENTO DELTA E ESTRELA ) pois lidaremos com todos os enrolamentos em série ou seja combinação e sequencia dos polos e dos enrolamentos:

1 - 3 - 5 - 7 - 9 - 11
2 - 4 - 6 - 8 - 10 - 12

O inicio do enrolamento seria no polo 1 inicio e final 11 ( passando pelos polos 3-5-7e 9)
O ultimo enrolamento seria enrolado no polo 2 e final 12 ( passando pelos polos 4-6-8 e 10 )

Acredito que caberia 30 voltas de fio 27 em cada polo perfazendo 6 enrolamentos de 30 voltas num total de 180 voltas cada sequencia e multipicando por 2 será um total de 360 voltas acho que geraria mais ou menos 14 volts com pouco vento com uma corrente considerável.
Se couber mais voltas melhor ainda, mais tensão será gerada ( com pouco vento a tensão gerada é boa)

Como lidaremos com um motor com duas pontas somente (o dínamo seria monofasico , pois um motor brushles é um motor trifasico) teremos que depois de feito os enrolamentos ligar:

O início será o inicio do polo 1 e o final será o final do polo 12 para termos somente 2 pontas ( os polos 11 e 2 que são final e inicio dos dois enrolamentos devem ser ligados um com o outro), uma das pontas finais ( 1 ) será o positivo a outra ( 12 ) o negativo ( depois de retificada por diodos tomando o cuidado de colocar um diodo em série com a bateria para que o mesmo só envie tensão e não receba a tensão da bateria senão esse dínamo se transformará num motor novamente).

Essa é minha idéia em relação á produção de eletricidade pelo vento gerado pelo deslocamento do aero.
Creio que seria necessário uma helice menor no dínamo em uma posição do aero que recebesse vento de frente para movimentação da helice e por sua vez a movimentação do dínamo. ?????

Vamos lá vamos experimentar pra ver os resultados, pois temos o vento á nosso favor.

A lembrando:
Um motor brushles (2822) produz muito baixa tensão se usado da forma natural (sem mexer nos enrolamentos)e ainda cada fase é defasada da outra em 120 graus como um motor trifásico, mesmo que ligado em delta.
Porisso a necessidade de se fazer todo o bobinamento sem serie (um atraz do outro)com maior numero de voltas.

Última edição por CONDOR em 7th Fevereiro 2012, 23:00, editado 2 vez(es)
jose.bissaco
Medalhas
Medalhas

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   7th Fevereiro 2012, 08:34

Legal a ideia condor!
Tenho uns três motores 2822 parados aqui vou ver se tomo vergonha e reenrolo um nesse esquema que vc passo.
jvmoro
Medalhas
Medalhas

Pontos : 212

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   7th Fevereiro 2012, 09:18

eae pessoal eu tenho um aqui tbm eu queria saber onde vocêis compra o fio e o nome dele té mais Very Happy
http://www.wix.com/jvfire06/06
CONDOR
Medalhas
Medalhas

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   7th Fevereiro 2012, 17:06

Pode comprar fio 27 ou 28 AWG para fazer um teste.
Qualquer oficina de motores tem esse fio.
Se eu tivesse um desses motores parado eu faria alguns teste de combinação de bobinamentos tambem para maior corrente de carga.
Vamos testando.

bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   10th Fevereiro 2012, 15:02

Condor, esses motores descatáveis da Emax nao fucionam haja vista que sao pequenos demais e além de tudo, seus rolamentos sao da pior qualidade eheheh, é made in China, já viu né....... Embarassed
Um motor que se aproxima do desejado é o DT 750 da Hex, esse pode ser que de certo .....hummmm.
Já tenho o mini carregador mas o máximo que consegui com 12 v foi 1000 mha, assim mesmo ainda acho que é pouco pra uma descarga de 20 C............sei lá....vamos aos testes. Neutral Idea

O peso completo com motor, engrenagens de redução, carregador e demais, nao chegarão a 300 gramas, e isso para um aero razoável, nao é nada já que carregam filmadoras maiores e boa............É NÓIS NA FRENTE..HAAHHAAH cheers

(Tem um metido a sabe-tudo no purgatório que vai dizer que isso já existe ahahhaahah.....se existe, meió inda sôoooooooo Basketball )
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   10th Fevereiro 2012, 15:09

To pensando em levar esse tópico para o TOP SECRET do foro, que acham?
Só usuários e com uma senha especial teriam livre entrada..... Twisted Evil
jose.bissaco
Medalhas
Medalhas

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   10th Fevereiro 2012, 15:11

bigespectro escreveu:
To pensando em levar esse tópico para o TOP SECRET do foro, que acham?
Só usuários e com uma senha especial teriam livre entrada..... Twisted Evil

Eu concordo!!!
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   10th Fevereiro 2012, 15:20

Anotado Zé.
CONDOR
Medalhas
Medalhas

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   10th Fevereiro 2012, 16:19

prega bala
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   8th Abril 2012, 11:42

Resultados parcialmente positivos, continuaremos nos testes e bóra vuarrrrrrrrrrrrr.... Twisted Evil
jbentoc
Medalhas
Medalhas

Pontos : 4

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   9th Abril 2012, 20:21

Que tal um sistema aeólico: hélice, dínamo, capacitor, regulador... O problema a ser resolvido é o arrasto induzido e o peso extra que consumiria a energia gerada, ou seja, para gerar energia gastamos energia, o problema é conseguir sobra da energia gerada em relação à energia gasta.

Caraca! Esse era o sonho de Leonardo Davinci e mais uns outros "malucos" que fizeram o mundo progredir.

Lembrei de uma coisa: meu filho tem uma imitação de pen-drive que se apertamos um botão tomamos um baita choque, isso partindo de três mini baterias (aquelas de relógios quartz), é uma bela descarga vinda de pouquíssima voltagem....

Jbentoc
bigespectro
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   10th Abril 2012, 09:03

jbentoc escreveu:
Que tal um sistema aeólico: hélice, dínamo, capacitor, regulador... O problema a ser resolvido é o arrasto induzido e o peso extra que consumiria a energia gerada, ou seja, para gerar energia gastamos energia, o problema é conseguir sobra da energia gerada em relação à energia gasta.

Caraca! Esse era o sonho de Leonardo Davinci e mais uns outros "malucos" que fizeram o mundo progredir.

Lembrei de uma coisa: meu filho tem uma imitação de pen-drive que se apertamos um botão tomamos um baita choque, isso partindo de três mini baterias (aquelas de relógios quartz), é uma bela descarga vinda de pouquíssima voltagem....

Jbentoc

Rapá, já a algum tempo estamo tentando algo.
Oque conseguimos foi enrolar um motor que forneça 12 volts com o movimento da helice principal do motor.
Isso igual a um carro, o motor gira e através de polias faz virar o gerador como se fosse um dínamo.
Claro que seria muito difícil conseguir uma compensação adequada, ou seja, gasto menor que o fornecimento, mas, a ideia é de um carregamento no ar que faça as baterias aguentarem maior tempo em funcionamento....ISSO JÁ CONSEGUIMOS EM TERRA.
Qto ao peso seria mínimo, apenas um motor a mais e um mini carregador e boa...............isso já foi testado e funcionou, o que falta no momento é tempo para tal ehehhehe.
Mas, vamuino devagarinhu e boa. Sleep
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: IDEIAS MALUKAS   

IDEIAS MALUKAS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ideias Práticas e Criativas!!
» Ideias
» Ideias para Torneios
» desenhos de ideias